quinta-feira, 11 de abril de 2013

Primeiro dia de caça + Primeiras impressões sobre o Teknetics Delta 4000


Depois de esperar o carteiro como uma criança espera pelo papai noel, finalmente pude utilizar pela o detector de metais Teknetics Delta 4000. Já estava com o detector em casa desde segunda, mas estava esperando a oportunidade de vir para a casa de praia e testar por aqui pois acho mais tranquilo do que ficar detectando no meio da cidade.

Pois bem, deixo a historia de lado e vou logo para as minhas primeiras impressões do Delta 4000. Primeiramente a montagem do equipamento foi bem fácil, não precisa nem olhar o manual, é só conectar umas poucas peças, colocar uma pilha 9v e o detector está pronto para uso.

Decidi que minha primeira caçada séria deveria ser na praia, quando o detector chegou na minha casa tentei fazer uns testes nos jardins e praças ao longo do meu bairro e achei muito trabalhoso ficar cavando jardins cheios de capim, mato e terra, acabei tentando fazer uns três buracos perto de uma escola mas acabei sujando bastante o local e não encontrei nada, desisti de procurar e saí antes de algum segurança ou policial viesse me chamar a atenção.

Já na praia acho que demorei uns 10 a 15 minutos pra perceber quais seriam as melhores configurações pra trabalhar na área, acabei utilizando o Modo All Metals com a sensibilidade mais baixa possível que é a 4 no Delta. Com essas configurações decidi que iria cavar tudo aquilo que o detector acusasse, sou do tipo que na dúvida prefere cavar uma tampinha do que arriscar a deixar de encontrar um anel por preguiça.  

Os pontos positivos que identifiquei:
Detector muito fácil de configurar e pronto para usar.
Não deixa passar nada!! mesmo na sensibilidade mais baixa o detector acusa pequenos pedaços de metais e também encontrei alguns metais de maior tamanho numa boa profundidade..
Achei pequenas moedas numa profundidade de mais ou menos 20 a 30 cm.
Não posso garantir que este detector seja o mais leve da categoria como dizem os sites de venda mas o detector é bem leve mesmo, utilizei por umas 3 horas e não senti muito desconforto nas costas ou nos braços.

Os pontos negativos :
Mesmo sabendo que o detector não é específico para uso na água eu fiquei bem chateado quando percebi que o detector ficava louco quando eu tentava detectar na parte molhada da areia, nem cheguei a tentar mergulhar o searchcoil na água do mar pois achei que ele poderia enlouquecer na areia seca também.
Não consegui utilizar direito o pinpointer, na verdade ainda não descobri como ele funciona direito, não sei se a culpa é minha de não ter pesquisado ou se o pinpointer é ineficiente mesmo.
Aparentemente tive alguns sinais falsos quando a areia estava bastante úmida logo abaixo da superfície, às vezes cavava buraco atrás de buraco por causa de um sinal que parecia ser certo mas simplesmente nada aparecia... Também não posso culpar o detector neste ponto, primeiro porque esta foi a minha primeira caçada e eu ainda não tenho experiência alguma , segundo porque eu percebi que sem um pinpointer a caçada fica bem mais difícil!!! Preciso de um pinpointer urgente!!!!

Enfim, de 0 a 10 minha nota inicial para o detector é 9. Só não dou 10 por que na hora que eu percebi que não poderia caçar na beira da praia com a areia molhada eu fiquei muito chateado. Mas mesmo assim o Delta me proporcionou uma ótima experiência na inauguração do hobby de detecção de metais, cheguei na praia mais ou menos 14:30 e só parei 17:30 por que o sol tinha começado a baixar, enquanto a caçada acontece cabeça fica leve com o contato com a natureza e logo parecia que naquele momento a vida não tinha problemas, minha única preocupação era encontrar o meu próximo alvo!!! “E será que dessa vez é uma aliança de ouro?” Muito bom, próxima oportunidade vou tentar passar o dia todo na praia!!!

Abaixo os achados do dia:

Geral chegando em casa

Separando por categorias

As campeãs. Meu primeiro achado e as mais achadas. 28 só hoje.

Champa

Também as famosas e odiadas pull tabs, muito papel de remédio, saco de batata frita, etc...

Meu Primeiro R$ 1,00!!!

2 de R$ 0,25

7 de R$ 0,10

A mais legal e a mais destruída de todas, 0,01 cent de Euro da Espanha 2008 

2 de R$ 0,05

O Delta 4000 depois de lavado após o uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário